domingo, 28 de março de 2010

Button vence, Massa é 3º e GP da Austrália traz emoção de volta à F-1


AFP PHOTO / Torsten BLACKWOOD

Kubica, Button e Massa comemoram pódio conquistado no GP da Austrália

Do UOL Esporte
Em São Paulo
PROVA IMPREVISÍVEL EM MELBOURNE


Após a largada, Fernando Alonso andou ao contrário e caiu para último, mas se recuperou
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Button também bateu no começo, mas acabou vencendo pela segunda vez seguida na Austrália


Depois da abertura da temporada no Bahrein, não se falou em outra coisa: alguma coisa tinha que ser feita para diminuir a chatice da Fórmula 1. Quem tratou de resolver esse problema foram os próprios pilotos, que no GP da Austrália deste domingo enfrentaram chuva, superaram acidentes e protagonizaram ultrapassagens que fizeram a vitória de Jenson Button mais emocionante até mesmo do que as provas do começo do ano passado, quando o mesmo inglês dominou o circuito.

Vencedor com a McLaren pela primeira vez, Button largou em quarto lugar, mas contou com uma boa estratégia de troca de pneus e, principalmente, com a sorte. Porque, se não fosse o problema nos freios de Sebastian Vettel, a vitória deveria ficar mesmo com o alemão, que saiu na pole position e outra vez lamentou a falta de confiabilidade de sua Red Bull. Confirmando a imprevisibilidade da prova, o polonês Robert Kubica levou a Renault a uma heroica segunda posição, após sair em nono.

Felipe Massa chegou em terceiro lugar e obteve seu segundo pódio seguido, beneficiado após uma boa largada. O brasileiro somou 33 pontos e encostou no companheiro Fernando Alonso. Ao contrário do brasileiro, o espanhol da Ferrari foi o maior prejudicado na saída, mas conseguiu chegar bem após uma corrida de recuperação e manteve a liderança do Mundial com 37 pontos.

“Tive um começo fantástico. Estou feliz porque a corrida foi difícil, a pista estava muito escorregadia e a aderência estava baixa em todos os lugares”, comentou Massa.

Rubens Barrichello fez uma corrida discreta e provou que, de fato, o bom desempenho da Williams no treino de classificação era o limite do carro. Ele largou em oitavo e chegou nesta mesma posição. Já o brasileiro Lucas di Grassi resistiu bastante com sua Virgin, e ficou na corrida durante 25 voltas. Bruno Senna durou bem menos: abandonou logo no sexto giro, enquanto seu companheiro Karun Chandhok chegou quatro voltas atrás do líder, mas levou a Hispania a completar sua primeira corrida na Fórmula 1.
A corrida

Logo antes da largada, começou a chover, e a movimentação começou com a mudança para pneus intermediários antes mesmo dos motores roncarem. Quando a luz verde acendeu, Felipe Massa arrancou de quinto para segundo lugar. Atrás dele, uma batida entre três campeões mundiais esquentou a corrida. Alonso, Schumacher e Button se enroscaram, e o espanhol ficou no sentido contrário do trajeto, caindo para a última posição.
PÓDIO INÉDITO NA AUSTRÁLIA


Após chegar em terceiro lugar, Felipe Massa comemora seu melhor início de temporada


Não demoraria muito para que a Ferrari de Alonso recuperasse as posições. Button também voltou para a corrida, e quem levou a pior foi Michael Schumacher, que precisou voltar aos boxes e chegou a tomar um “X” da Virgin de Lucas di Grassi na tentativa de sair das últimas posições.

Antes disso, o safety car esteve na pista até a quinta volta, por conta de uma forte batida envolvendo Buemi, Kobayashi e Hulkenberg. Tudo começou com o japonês, que perdeu a asa dianteira atrás do suíço, perdeu o controle e acertou em cheio o alemão da Williams. Além dos três, quem saiu logo no começo foi Bruno Senna, que teve os mesmos problemas hidráulicos dos treinos e parou na pista.

No pelotão da frente, Massa não durou muito na segunda posição. Sua Ferrari perdeu força e acabou sendo ultrapassada por Webber. Porém, tudo mudaria depois que Button colocou pneus de pista seca e começou a andar mais rápido.

"Eu estava sofrendo muito com os pneus intermediários, então pensei 'vamos colocar o slick', e na hora que saí do pit pensei que foi uma decisão catastrófica, porque escapei da pista. Mas depois percebi que o ritmo ficou melhor e provou ser a aposta certa", explicou o vencedor.

As equipes perceberam a necessidade da troca, e todos os carros foram para os boxes. A Ferrari trabalhou mal com Felipe Massa, que ganhou posição de Webber, mas perdeu para Rosberg e Kubica.
OPINIÃO DOS BLOGUEIROS
Téo José: Pudemos ver uma das melhores provas da Fórmula 1 dos últimos tempos. Assim fica fácil narrar e comentar.
Fábio Seixas: Uma prova cheia de ultrapassagens, acidentes, surpresas, pilotos num domingo inspirado.

Após todas as trocas, na 11ª volta, Vettel seguiu na ponta, seguido por Button e Kubica. Alonso já estava entre os dez primeiros, e Webber ia para a brita após um toque de Hamilton. Neste pelotão, as trocas de posição eram constantes. Quem esperava uma corrida com mais ultrapassagens não teve do que reclamar.

Na 26ª volta, o pior aconteceu de novo para Sebastian Vettel. O alemão, que seguia livre na liderança, teve problemas no freio, perdeu o controle sozinho e foi para a brita, repetindo a decepção do Bahrein, quando também largou na pole e chegou em quarto. Desta vez foi bem pior, porque ele teve que abandonar a corrida.

Quando Vettel saiu da pista, a McLaren já comemorava, pois naquele momento Button assumia a ponta e Hamilton vinha em terceiro, com tudo para cima do vice-líder Kubica. Mas não foi fácil ultrapassar o polonês. Hamilton acabou indo para os boxes, e saiu da briga pela liderança.

Perto do final da prova, os pneus da Ferrari começaram a se desgastar, o que deu margem para Lewis Hamilton atacar o rival Fernando Alonso, velho conhecido das rixas na McLaren em 2007. O inglês foi tão agressivo que acabou saindo da pista, após falhar na tentativa de ultrapassagem e ser atingido por Mark Webber. Toda essa briga favoreceu mesmo a Jenson Button, que chegou à sua oitava vitória na Fórmula 1, com direito a bandeirada de John Travolta.

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