domingo, 9 de junho de 2013

Vettel é pole em Montreal e Massa bate de novo

08/06/2013 - Por Carlos Garcia


O alemão Sebastian Vettel garantiu a pole position para o GP do Canadá neste sábado. Em uma sessão conturbada, com instabilidade climática, chuva que ia e vinha, ele esteve sempre na primeira posição e terminou na frente, com 1’25"425. Ele dividirá a primeira fila com o britânico Lewis Hamilton e os dois serão seguidos de perto pela surpreendente Williams do finlandês Valtteri Bottas, que se aproveitou muito bem da intermitência da chuva.



Enquanto os pilotos trocavam de posição a todo momento, devido à mudança de pista, o brasileiro Felipe Massa bateu no Q2 e destruiu sua Ferrari tentando se colocar entre os 10 para conseguir uma vaga ao Q3. Com isso, o único brasileiro na Fórmula 1 larga amanhã em 16º, isso caso não seja necessário executar nenhum reparo adicional em sua Ferrari.

A previsão para amanhã é que o tempo permaneça como esteve hoje, porém com menos chance de chuva.

Q1

Treino que começou com pista molhada no Q1, com vários carros indo para a pista assim que foi dada a bandeira verde. A diferença para o normal de uma pista úmida é que a maioia tentou partir com pneus slicks, o que forçou muitos a pararem nos boxes sem sequer completar uma volta. Após isso a garoa ficou um pouco mais forte por alguns minutos, o que obrigou o uso dos pneus intermediários, sem porém evitar escapadas de pista e correções na trajetória.

Na primeira metade do Q1 Vettel foi o destaque, com 1’24"788, sempre em primeiro nas várias condições de pista. Já Massa esteve sempre próximo da zona da degola. Há 4 minutos do fim ele fez o tempo mais rápido, no momento em que um trilho começou a se formar, que os pilotos permaneciam por muito tempo na pista e cada um que passava pela linha de chegada era o mais rápido.

No último minuto a pista piorou um pouco e o alemão Sebastian Vettel terminou na ponta, com o tempo de 1’22"318, com Alonso em segundo, Webber em terceiro e Bottas em quarto, seguido por Felipe Massa. Paul di Resta acabou ficando de fora do Q2 e foi acompanhado por Charles Pic, Romain Grosjean, Jules Bianchi, Max Chilton e Giedo van der Garde.

Q2

O Q2 começou com mais água na pista, em uma garoa intermitente. Mesmo assim ninguém ficou nos boxes, pois era preciso se preparar para caso a chuva aumentasse. Muitos pilotos passavam reto pelas fortes freadas do circuito de Montreal e passaram a colocar pneus novos, ainda intermediários, mesmo com a chuva aumentando um pouco. Felipe Massa era apenas o décimo-terceiro e lutava para entrar entre os dez, enquanto Vettel era o líder.

Faltando 2 minutos para o final o próprio Felipe Massa causou uma bandeira vermelha tentando melhorar. Ele perdeu a traseira do carro sozinho, ainda na reta e bateu de lado contra a barreira de pneus. Ele larga amanhã em 16º, caso não tenha que trocar o chassis novamente.

Há dois minutos do fim os carros partiram para a pista, brigando por posições melhores e até se ultrapassando para uma melhor colocação. Webber era o líder da sessão. Hamilton assumiu a liderança após sua volta, embora nem todos tenham conseguido melhor. Adrian Sutil saiu de 16º para 9º e foi quem mais melhorou. Nico Hulkenberg, Sergio Perez, Pastor Maldonado, Jenson Button, Estéban Gutierrez e Felipe Massa não disputaram o Q3.

Q3

Sem chuva, o Q3 viu todos os carros saírem para o box assim que foi dada a luz verde. Vettel foi o primeiro a liderar o treino, com o tempo de 1’25"425 e Lewis Hamilton foi o segundo, com Bottas em terceiro e Rosberg em quarto. Logo a água aumentou e a dificuldade para se conseguir tempo ficou maior.

O primeiro setor da pista ficou mais rápido na parte final do treino, mas os dois últimos eram mais lentos. Com isso o alemão Sebastian Vettel garantiu mais uma pole position para seu curriculum. Foi a terceira pole da temporada e a 39ª de sua carreira. Lewis Hamilton permaneceu em segundo lugar e o surpreendente Valtteri Bottas, da Williams, terminou em terceiro. Rosberg, Webber, Alonso, Vergne, Sutil, Raikkonen e Ricciardo fecharam os dez primeiros.

A largada para o Grande Prêmio do Canadá acontece amanhã as 15h00, com transmissão televisiva para o Brasil apenas da primeira hora da corrida.
Grid de largada - GP do Canadá 2013

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial