Vettel larga na frente e fica a três poles do recorde de Senna
ISTAMBUL (Reuters) - O atual campeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel, comemorou sua quinta pole position consecutiva neste sábado, quando a Red Bull dominou a primeira fila com outro desempenho impressionante na Turquia.
O alemão, tão à vontade com seu tempo que estava estacionado na garagem e fora do carro faltando um minuto para o final da última sessão, largará ao lado de seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber.
O tempo de Vettel, 1min25seg049, foi 0seg405 mais rápido do que o de Webber.
Foi a terceira pole seguida da Red Bull na Turquia, e em se tratando de uma prova na qual o vencedor sempre sai da primeira fila, a equipe tem grandes esperanças de sair vitoriosa mais uma vez -- contanto que fiquem longe um do outro.
Vettel e Webber, que estava na pole em 2010, rumavam para uma dobradinha no ano passado quando colidiram enquanto lutavam pela liderança, dando os dois primeiros lugares do pódio a Lewis Hamilton e Jenson Button, da McLaren.
"Estou muito feliz e muito satisfeito depois da manobra ruim de ontem e da carga de trabalho que consegui dar a todos os mecânicos", sorriu Vettel, que perdeu a segunda bateria de treinos de sexta-feira por ter batido com força de manhã.
"Foi uma batida feia. Fizeram um ótimo trabalho e saí com um carro excelente hoje", acrescentou o alemão, que mostrou também ter aprendido uma lição no mais recente GP da China ao não fazer a última volta e poupar um jogo de pneus novos.
RECORDE DE SENNA
"Conversamos sobre isso antes dos treinos classificatórios", disse o líder do campeonato, vencedor das duas primeiras provas e segundo na terceira, sobre sua decisão de encerrar a sessão mais cedo.
Foi a 19a pole da carreira de Vettel, uma a mais do que Hamilton, e a quarta em quatro corridas na atual temporada. Ele também largou na frente na última prova de 2010, em Abu Dhabi.
Com isso, ele está a três poles de igualar o recorde do tricampeão brasileiro Ayrton Senna, que entre 1988 e 89 largou em primeiro oito vezes consecutivas.
Vettel lidera a tabela com 68 pontos após três corridas, Hamilton tem 47, Button tem 38 e Webber soma 37 pontos.
Hamilton, que superou a estratégia de Vettel em Xangai ao poupar um jogo de pneus e fazendo uma parada a mais, larga em quarto ao lado da Mercedes de Nico Rosberg.
"Não é a pole, mas é melhor do que nada", declarou Hamilton.
"Vamos largar do lado sujo da pista, mas estamos na disputa. Não temos um jogo extra (de pneus). Arriscamos, não sei se foi a coisa certa ou não", acrescentou o campeão de 2008.
"Não estamos longe, mas agora se vê que a Mercedes recuperou o ritmo e as Ferraris também. Espero uma corrida disputada. Ela é longa, mas há chances de ultrapassagem e deve ser uma boa prova."
Fernando Alonso, bicampeão da Ferrari, se classificou em quinto, e Button, vencedor em 2009 mesmo com Vettel na pole, larga na sexta posição.
O russo Vitaly Petrov sai da sétima vaga com sua Renault, e a Mercedes de Michael Schumacher é a oitava da fila.
O japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, terá que fazer muitas de suas famosas ultrapassagens para garantir um ponto depois de ficar no final do grid por culpa de um problema no sistema de combustível que fez seu carro parar na pista sem ter marcado tempo.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial